HISTÓRIA DA MONARK, FÁBRICA DE BICICLETAS E MONARETAS DOS ANOS 80

HISTÓRIA DA MONARK, FÁBRICA DE BICICLETAS E MONARETAS DOS ANOS 80

abril 6, 2022 0 Por Admin

A História da Monark é um caso meio complicado de se falar, pois a Empresa não dispõem em seu site informações sobre sua história ! O que temos é um breve relato no Wikipedia da mesma, vamos a ele:

Bicicleta Monark Feminina 1948
Bicicleta Monark Feminina 1948

“Em 1948, a Monark instalou-se no bairro de Bela Vista, em São Paulo. De Importadora e montadora, a empresa passou a ser Fabricante de bicicletas. Foi adquirindo novas áreas, até que em 1951 estabeleceu-se em definitivo na Chácara Santo Antônio, também em São Paulo. Foi por muito tempo a maior rival da Caloi, onde monopolizaram o mercado nos anos 70, porém foi perdendo mercado e hoje ocupa um papel no mercado nacional de bicicletas muito menor que ocupava nas décadas de 60 e 70. Nos anos 1980, chegou a vender 2 milhões de bicicletas por ano e chegou a empregar 10 mil pessoas.

Por motivos desconhecidos, fechou duas Fábricas, em Manaus e em São Paulo, entre 2006 e 2008, transferindo sua produção para Indaituba. Quando fechou a Fábrica de Manaus, na carta aos funcionários a empresa disse que “preferia fechar a fábrica a fazer uma bicicleta ruim como as importadas da China”. Aproveitando o espaço deixado por ela, uma nova concorrente começou destacar-se no mercado a partir do início dos anos 2000, a Sundown.”

 

A Barra Circular


Sem dúvida, um dos grandes sucessos da Monark foi a Barra Circular. E para contar um pouco de sua história pesquisamos no Site ” Escola de Bicicleta ” e trazemos aqui:

O fenômeno da Monark Barra Circular

O começo dos anos 60 se faz com mais de 30 marcas de bicicletas sendo produzidas no Brasil. A grande maioria fabricava modelos em vários tamanhos, geralmente 28, 26, 24, 22 e 20, em polegadas e referente ao tamanho da roda. Com o mercado de bicicletas em crise a necessidade de padronização para diminuir custos é a saída para evitar fechar as portas. A grande maioria das bicicletas adultas, já no final da década de 60, passa a ser produzida com rodas 26 ½.

monark-barra-circular-69-mod-2001
Monark Barra circular Olé 70

É difícil encontrar referências para entender o que levou a criação do desenho do quadro da Monark Barra Circular. Antes dela havia no mercado uma série de quadros com reforços no triângulo principal do quadro, geralmente barras que ligavam o tubo de selim com a frente da bicicleta. Podia ser um segundo tubo superior, com os dois em paralelo, ou um “J” que nascia no tubo inferior pouco atrás da caixa de direção e terminava no tubo de selim. Havia até a referência das Schwinn com seus dois tubos de reforço em semi-círculo saindo da parte baixa da caixa de direção, passando pelo meio do tubo superior e terminando nas forquilhas traseiras. Mas tudo indica que nunca se havia feito um quadro com um reforço circular dentro do triângulo central.

monark-medalha-de-ouro-68
Medalha de Ouro 1968

O mais interessante é que a primeira Barra Circular, já com sua nova configuração de quadro, a ser colocada no mercado, Série Águia de Ouro 1972 que substituiu a Olé 70, tinha rodas 28″, bem maiores que as 26 ½” que se tornariam padrão. O fato talvez explique o porque do tubo superior sair da caixa de direção para baixo para só depois ficar paralelo ao chão. É uma forma de diminuir a altura do quadro e acomodar uma população com altura média baixa, como a do norte e nordeste onde o modelo virou um fenômeno de vendas. Com Flamengo AO VIVO

024620025008751
Barra circular águia de ouro 1972 com garupa fixa

O desenho da traseira, com as duas forquilhas em peça única que começam quase no meio do tubo superior, abrem-se no tubo de selim para formar um pequeno triângulo, continuam na traseira em paralelo ao chão para criar um suporte para o bagageiro, descem para fazer uma suave curva nas gancheiras e terminam na caixa de movimento central. O bagageiro acaba tendo uma área de apoio superior maior que os convencionais.
Se o projeto não tem referências, não resta dúvidas que ele tem um fluidez que chega a ser agradável, boa ergonomia e um estilo algo futurista para a época. É completamente diferente do que se fabricava até então, quando o desenho do quadro normalmente tinha linhas retas, formas práticas, reconhecidamente resistentes, e que eram produzidas com o mínimo de desperdício de material.
A Monark Barra Circular foge da tradição e entra no mercado para fazer história. Mesmo uma marca com a força que a Monark tinha então só tem sucesso se seu produto cai no gosto público e a Barra Circular foi um sucesso total.

decalque-base-agua-para-monark-barra-circular-77completo-d_nq_np_894101-mlb20283217271_042015-f
Monark Barra Circular 5 estrelas 1977

O interessante é que a qualidade das bicicletas produzidas no Brasil até então era boa. Havia uma cultura sobre as bicicletas bem estabelecida, pelo menos aqui no sul e sudeste do país. Quase não faz sentido sair das leves e eficientes bicicletas com quadro tradicional para cair num quadro cheio de tubos, detalhes e mais pesado. A alegação normal de seus usuários é que a Barra Circular é mais robusta, resistente que as outras.

A Caloi tenta conseguir morder um espaço deste novo mercado e a princípio lança a Barra Dupla, um modelo claramente inspirado na Schwinn. Alguns anos depois lança a linha Barra Forte que foi mudando o desenho do quadro, mas nunca chegou perto do impressionante número de venda da Barra Circular. No início dos anos 80 a Caloi lança uma linha nova, com um desenho de quadro em que as forquilhas tem uma continuidade que ultrapassa o tubo de selim e continua até quase a caixa de direção, formando assim um selim, ou banco, sobre o tubo superior. O desenho da bicicleta é muito suave e fluido, mas o desenho não faz sucesso esperado e seu custo de produção é alto, e já no ano seguinte ela começa a ser modificada. Irá surgir a última geração de Barra Forte com “banco” sobre o tubo superior. Logo será apresentada ao mercado a Caloi Barra C, quase uma cópia da Barra Circular.
O poder de mercado da Monark Barra Circular só irá diminuir no meio dos anos 90 quando o conceito mountain bike começa afetar até o mercado de bicicletas para trabalhadores.

monark-barra-circular-82-1
Barra circular 1982

Atualmente ainda continua sendo fabricada – e copiada pela concorrência – agora nos modelo VB (V-Brake = cabos de aço), FI (Sistema de varas de aço) e CP (Contra-pedal), com quadro de aço carbono.

 

05112013-155853-barracircularvb-01
Barra Circular VB

 

Bicicletas fabricadas pela Monark no Brasil

Vamos tentar trazer aqui todos os modelos de bicicletas Monark fabricadas no Brasil:

– Barra Circular

– Barra dupla reforçada

– Barra circular super tubo

– Monareta (Séries: Medalha de Ouro, Shazan, Gemini, 2001, Olé 70, Brasil Luxo 71 Águia de Ouro 72, Brasil de Ouro 73, Águia Imperial 74, Fantástica 74, Centauro 75, 5 Estrelas 76 e 77, Tropical 79, Olímpica 80, Tigre, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89)

– Monareta Kross, Kross II e Kross 3 (com 3 marchas)

– Monareta Jet Black

– Monareta Tanden

– Jubileu de Ouro 58

– Olímpica 60

– Monark Luxor 61

– Gran Prêmio 62

– Panamericana 63

– Brasiliana 64

– BR 65

– Copa do Mundo 66

– Rei Pelé 66

– Garota 66

– Galáxia 67

– Medalha de ouro 68

– 2001 69

– Olé 70

– Brasil luxo 71

– Brasil de ouro 72

– Águia de ouro 73

– Águia Imperial 74

– Centauro 75

– 5 Estrelas 76

– 5 Estrelas 77

– Homem 77

– Homem Especial 78

– Homem 3 (3 marchas)

– Copa do Mundo 78

– Tropical 79

– Olímpica 80

– Gran Tour série prata 80

– Crescent 10

– Positron 10

– Super 10

– Positron Vogue 10

– Junior 5

– Fofita

– Pepita

– Monareta mirim

– Tigrão

– Tiger Kross 75

– Monark Tigre

– Bmx

– Bmx Pantera

– Bmx tanque e turbo

– Bmx Ultra leve

– Bmx Superstar

– Bmx Acrobike

– Trunfo Cross

– Feminina

– Princesa

–  Senhora

– Ipanema

– Ipaneminha

– Brisa

– Tropical

– Ranger

– Ranger Afrikan

– Canyon adventure 18 speed

– Pick Up Carga dupla

Anúncios