HISTÓRIA DA MONARK, FÁBRICA DE BICICLETAS E MONARETAS DOS ANOS 80
abril 6, 2022A História da Monark é um caso meio complicado de se falar, pois a Empresa não dispõem em seu site informações sobre sua história ! O que temos é um breve relato no Wikipedia da mesma, vamos a ele:
“Em 1948, a Monark instalou-se no bairro de Bela Vista, em São Paulo. De Importadora e montadora, a empresa passou a ser Fabricante de bicicletas. Foi adquirindo novas áreas, até que em 1951 estabeleceu-se em definitivo na Chácara Santo Antônio, também em São Paulo. Foi por muito tempo a maior rival da Caloi, onde monopolizaram o mercado nos anos 70, porém foi perdendo mercado e hoje ocupa um papel no mercado nacional de bicicletas muito menor que ocupava nas décadas de 60 e 70. Nos anos 1980, chegou a vender 2 milhões de bicicletas por ano e chegou a empregar 10 mil pessoas.
Por motivos desconhecidos, fechou duas Fábricas, em Manaus e em São Paulo, entre 2006 e 2008, transferindo sua produção para Indaituba. Quando fechou a Fábrica de Manaus, na carta aos funcionários a empresa disse que “preferia fechar a fábrica a fazer uma bicicleta ruim como as importadas da China”. Aproveitando o espaço deixado por ela, uma nova concorrente começou destacar-se no mercado a partir do início dos anos 2000, a Sundown.”
A Barra Circular
Sem dúvida, um dos grandes sucessos da Monark foi a Barra Circular. E para contar um pouco de sua história pesquisamos no Site ” Escola de Bicicleta ” e trazemos aqui:
O fenômeno da Monark Barra Circular
O começo dos anos 60 se faz com mais de 30 marcas de bicicletas sendo produzidas no Brasil. A grande maioria fabricava modelos em vários tamanhos, geralmente 28, 26, 24, 22 e 20, em polegadas e referente ao tamanho da roda. Com o mercado de bicicletas em crise a necessidade de padronização para diminuir custos é a saída para evitar fechar as portas. A grande maioria das bicicletas adultas, já no final da década de 60, passa a ser produzida com rodas 26 ½.
É difícil encontrar referências para entender o que levou a criação do desenho do quadro da Monark Barra Circular. Antes dela havia no mercado uma série de quadros com reforços no triângulo principal do quadro, geralmente barras que ligavam o tubo de selim com a frente da bicicleta. Podia ser um segundo tubo superior, com os dois em paralelo, ou um “J” que nascia no tubo inferior pouco atrás da caixa de direção e terminava no tubo de selim. Havia até a referência das Schwinn com seus dois tubos de reforço em semi-círculo saindo da parte baixa da caixa de direção, passando pelo meio do tubo superior e terminando nas forquilhas traseiras. Mas tudo indica que nunca se havia feito um quadro com um reforço circular dentro do triângulo central.
O mais interessante é que a primeira Barra Circular, já com sua nova configuração de quadro, a ser colocada no mercado, Série Águia de Ouro 1972 que substituiu a Olé 70, tinha rodas 28″, bem maiores que as 26 ½” que se tornariam padrão. O fato talvez explique o porque do tubo superior sair da caixa de direção para baixo para só depois ficar paralelo ao chão. É uma forma de diminuir a altura do quadro e acomodar uma população com altura média baixa, como a do norte e nordeste onde o modelo virou um fenômeno de vendas. Com Flamengo AO VIVO
O desenho da traseira, com as duas forquilhas em peça única que começam quase no meio do tubo superior, abrem-se no tubo de selim para formar um pequeno triângulo, continuam na traseira em paralelo ao chão para criar um suporte para o bagageiro, descem para fazer uma suave curva nas gancheiras e terminam na caixa de movimento central. O bagageiro acaba tendo uma área de apoio superior maior que os convencionais.
Se o projeto não tem referências, não resta dúvidas que ele tem um fluidez que chega a ser agradável, boa ergonomia e um estilo algo futurista para a época. É completamente diferente do que se fabricava até então, quando o desenho do quadro normalmente tinha linhas retas, formas práticas, reconhecidamente resistentes, e que eram produzidas com o mínimo de desperdício de material.
A Monark Barra Circular foge da tradição e entra no mercado para fazer história. Mesmo uma marca com a força que a Monark tinha então só tem sucesso se seu produto cai no gosto público e a Barra Circular foi um sucesso total.
O interessante é que a qualidade das bicicletas produzidas no Brasil até então era boa. Havia uma cultura sobre as bicicletas bem estabelecida, pelo menos aqui no sul e sudeste do país. Quase não faz sentido sair das leves e eficientes bicicletas com quadro tradicional para cair num quadro cheio de tubos, detalhes e mais pesado. A alegação normal de seus usuários é que a Barra Circular é mais robusta, resistente que as outras.
A Caloi tenta conseguir morder um espaço deste novo mercado e a princípio lança a Barra Dupla, um modelo claramente inspirado na Schwinn. Alguns anos depois lança a linha Barra Forte que foi mudando o desenho do quadro, mas nunca chegou perto do impressionante número de venda da Barra Circular. No início dos anos 80 a Caloi lança uma linha nova, com um desenho de quadro em que as forquilhas tem uma continuidade que ultrapassa o tubo de selim e continua até quase a caixa de direção, formando assim um selim, ou banco, sobre o tubo superior. O desenho da bicicleta é muito suave e fluido, mas o desenho não faz sucesso esperado e seu custo de produção é alto, e já no ano seguinte ela começa a ser modificada. Irá surgir a última geração de Barra Forte com “banco” sobre o tubo superior. Logo será apresentada ao mercado a Caloi Barra C, quase uma cópia da Barra Circular.
O poder de mercado da Monark Barra Circular só irá diminuir no meio dos anos 90 quando o conceito mountain bike começa afetar até o mercado de bicicletas para trabalhadores.
Atualmente ainda continua sendo fabricada – e copiada pela concorrência – agora nos modelo VB (V-Brake = cabos de aço), FI (Sistema de varas de aço) e CP (Contra-pedal), com quadro de aço carbono.
Bicicletas fabricadas pela Monark no Brasil
Vamos tentar trazer aqui todos os modelos de bicicletas Monark fabricadas no Brasil:
– Barra Circular
– Barra dupla reforçada
– Barra circular super tubo
– Monareta (Séries: Medalha de Ouro, Shazan, Gemini, 2001, Olé 70, Brasil Luxo 71 Águia de Ouro 72, Brasil de Ouro 73, Águia Imperial 74, Fantástica 74, Centauro 75, 5 Estrelas 76 e 77, Tropical 79, Olímpica 80, Tigre, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89)
– Monareta Kross, Kross II e Kross 3 (com 3 marchas)
– Monareta Jet Black
– Monareta Tanden
– Jubileu de Ouro 58
– Olímpica 60
– Monark Luxor 61
– Gran Prêmio 62
– Panamericana 63
– Brasiliana 64
– BR 65
– Copa do Mundo 66
– Rei Pelé 66
– Garota 66
– Galáxia 67
– Medalha de ouro 68
– 2001 69
– Olé 70
– Brasil luxo 71
– Brasil de ouro 72
– Águia de ouro 73
– Águia Imperial 74
– Centauro 75
– 5 Estrelas 76
– 5 Estrelas 77
– Homem 77
– Homem Especial 78
– Homem 3 (3 marchas)
– Copa do Mundo 78
– Tropical 79
– Olímpica 80
– Gran Tour série prata 80
– Crescent 10
– Positron 10
– Super 10
– Positron Vogue 10
– Junior 5
– Fofita
– Pepita
– Monareta mirim
– Tigrão
– Tiger Kross 75
– Monark Tigre
– Bmx
– Bmx Pantera
– Bmx tanque e turbo
– Bmx Ultra leve
– Bmx Superstar
– Bmx Acrobike
– Trunfo Cross
– Feminina
– Princesa
– Senhora
– Ipanema
– Ipaneminha
– Brisa
– Tropical
– Ranger
– Ranger Afrikan
– Canyon adventure 18 speed
– Pick Up Carga dupla
boa noite, gostaria de saber mais sobre todos os modelos feminino com o M no quadro, quais os anos e modelos tiveram.
estou com uma que nos paralamas tem o dizer Monark e abaixo 5 estrelas. se tiveres imagem dela quero restaurar como é.
se saiu também alguma desa com garfo fantastico.
Hi mmy friend! I wsh to sayy thaat this artiocle iis awesome,
greatt writtten and come wifh applroximately all vital infos.
I’d liuke to see extraa ppsts llike this .
I seiously love your site.. Excellent colors & theme.
Did yyou develop this wweb sitte yourself? Please reply bback as I’m loooking to ceate mmy own personmal websitee and would love tto know here youu ggot thiss from oor exactly what thhe thee iis named.
Thanks!
As a Newbie, I am continuously browsing online for articles that can aid me. Thank you
Howdy! This post culd not be written anny better!
Reading through thiss post remihds me oof mmy giod oldd room
mate! He always kept talpking about this. Iwikl foward thnis post tto him.
Preetty ssure hhe will have a ood read. Thhank you foor sharing!
I wass able too find ood information frkm yourr
blog posts.
Hello everybody, here everdy person is sharin therse knowledge,thus
it’s fastidious to read this weeb site, and I useed tto go tto see
thiis webpage every day.