A bicicleta mais antiga do mundo e o cronograma histórico
junho 14, 2022Você que é ciclista, amante da bicicleta, iniciante, entusiasta ou apenas curioso já deve ter se perguntado de onde veio a bicicleta, onde ela surgiu, quem a inventou, como foi a primeira, para que servia.
Perguntas que cabem dentro de uma pergunta maior: “Quais as bicicletas mais antigas do mundo”.
Fizemos neste artigo um recorrido histórico retomando momentos importantes da história da bicicleta, seus percursores, sua evolução e desenvolvimento e algumas curiosidades deste percurso.
É importante esclarecer que a história da bicicleta possui aspectos onde não há consenso, datas e movimentos históricos que os estudiosos ainda não há plena concordância.
Acabamos por encontrar conflitos ao nos dedicar a esta pesquisa, deste modo a progressão estabelecida neste artigo pode conter pequenas divergências em algumas datas ou nomes.
Considerando a diversidade de fontes de pesquisa, quanto mais recentes as mudanças, também mais pulverizada sua origem, considerando nosso contexto globalizado.
No entanto é possível entrar em contato com a história da bicicleta e alimentar nossa curiosidade sem entrar, aqui, nos meandros e precisões das discussões dos estudiosos.
Ao menos em relação a qual é a bicicleta mais antigo do mundo parece haver consenso.
Aproveitem o percurso.
Primeira bicicleta do mundo: Draisiana
Ano 1817 – Karl Von Drais -Draisiana
Impulsionado por uma série de desastres como uma das maiores erupções vulcânicas que temos conhecimento…
Uma escassez de alimentos muito grande e entre os desdobramentos uma baixa nunca vista nos animais, inclusive os cavalos, responsáveis por grande parte do transporte da época.
Karl Von Drais, um inventor alemão, inventou o que podemos chamar da primeira bicicleta.
Uma estrutura de madeira, praticamente reta, que ligava duas rodas também de madeira, uma espécie de guidom com movimentos super curtos e um acolchoado no local onde se sentava.
A bicicleta não possuía pedais, ou qualquer engrenagem, a propulsão era feita pelos pés, empurrando a chamada Draisiana, ou cavalo de pau, que possuía algo em torno de 25kg, para frente.
Sem freios.
Ano 1866 – Pierre Lallement – Bike Velocipede
Pierre Lallement, fabricante de carros francês, patenteou a primeira bicicleta com pedais, na época chamou de Velocipede, do latim pé rápido, havendo discussões sobre sua originalidade.
Estas bicicletas possuíam pedais de manivela diretamente ligados na roda da frente a qual era um pouco maior que a traseira, no entanto ainda não possuía uma boa dirigibilidade.
Sem freios.
Ano 1871 – Kemp Starley – Bike Ariel
Um inventor inglês, Kemp Starley, inventa a chamada Ariel, aquela bicicleta com a roda dianteira mais que o dobro que o tamanho da roda traseira..
Com pedais de manivela ligados diretamente a roda dianteira, e um guidom com uma boa margem de movimento, a estrutura já era feita inteiramente de metal.
No entanto ainda com alguma dificuldade no quesito dirigibilidade.
Freio simbólico.
Ano 1885 – Kemp Starey – Bike Roover
Kemp Starey, inventor inglês, inventou Roover bicicleta segura duas rodas iguais guidom pneu inflável e rodas com raios, tração com engrenagem e corrente na roda traseira..
Maior dirigibilidade, boa funcionalidade para os deslocamentos..
Quando enfim as mulheres começaram a pedalar interferindo inclusive em suas vestimentas.
Freio rudimentar.
Ano 1918 – Bicicletas Tandem
As bicicletas ganham espaço e começam a diversificar suas funções, e assim também seus modelos.
As bicicletas como conhecemos hoje se tornam a regra, e a partir disto começam a aparecer as chamadas Tandem, bicicletas para duas, três e até quatro pessoas.
Ano 1920
Talvez gere estranheza, mas apenas por volta de 1920 que as crianças foram inseridas no universo das bicicletas..
Começam a aparecer modelos produzidos especialmente para elas, menores, com desenhos e acessórios que remetiam a máquinas, motos, aviões ou foguetes.
Ano 1964
Esta é uma data interessante na história da bicicleta, de suas funções e seus modelos, neste ano se inicia um movimento de Bicicletas Comunitárias, bicicletas clássicas no modelo feminino, mas robustas e resistentes..
Elas são colocadas a disponibilidade do público para que use livremente, com a única condição de quando terminar o uso deixa-la solta, para que uma próxima pessoa pudesse utiliza-la.
Na Época a ideia não foi bem aceita, proposta que a partir de então fora retomada, inicialmente por países da Europa e em seguida se propagou pelo mundo, sempre com os clássicos modelos femininos e robustos, proporcionando uma bicicleta mais democrática, resistente e confortável.
FONTE: TREEP BIKE
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