HISTÓRIA DA BICICLETA: Há 200 anos foi criada a primeira bicicleta e estes foram os primeiros modelos
março 22, 2022As bicicletas estão cada vez mais leves e sofisticadas, e seu uso está cada vez mais difundido. Não se trata apenas de um brinquedo infantil ou de um veículo desportivo. Muitas cidades têm sistemas públicos de aluguel por hora e trens que aceitam bicicletas para incentivar seu uso. No entanto, houve um tempo em que não era tão fácil vê-las pelas cidades. Elas até foram consideradas uma novidade tecnológica passageira. Aproveitamos que esta quarta-feira é o Dia Mundial da Bicicleta e que, além disso, faz 200 anos que foi lançado o primeiro modelo, para rever como era esse objeto há mais de um século.
A bicicleta do barão alemão Karl von Drais, de 1817, é considerada a pioneira. Ele a batizou de “máquina corredora” (laufmaschine em alemão) e a imprensa a chamou de Draisine ou velocípede. Era feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés. O objetivo de Von Drais era oferecer um meio de transporte mais barato e fácil de manter que os cavalos. O invento ganhou certa notoriedade, aponto de o poeta John Keats tê-lo chamado de “o nada do momento”, segundo o The New York Times.
A invenção da bicicleta de pedais é atribuída ao ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan, em 1839, apesar de seu modelo ter começado a ser fabricado pelo inglês Thomas McCall, 30 anos depois. Alguns historiadores duvidam que o invento possa ser creditado a MacMillan: não restam nem esboços nem modelos anteriores aos de McCall.
Nos anos 1860, ficou popular o modelo vendido como velocípede, mas chamado bone shaker (“agita ossos”), por causa do que ocorria quando circulava por ruas de paralelepípedos. Os pedais ficavam na roda dianteira. Apesar de ser possível a existência de modelos anteriores, o fabricante de carrinhos de bebê Pierre Lallement foi o primeiro a patentear a bicicleta com pedais.
Em 1870, começa a ser produzida a bicicleta de roda alta, sendo um dos modelos mais conhecidos (e caros) a Ariel, de James Starley. Apesar de agora soar estranho, essas bicicletas era mais cômodas do que suas predecessoras, mas sua popularidade foi limitada porque “precisavam de um acrobata” para conduzi-las, segundo o site Ibike. Trata-se da primeira bicicleta totalmente fabricada em metal, graças aos avanços da metalurgia para produzir peças leves e pequenas. As rodas eram cada vez maiores porque permitiam que se avançasse mais a cada pedalada. De fato, alguns modelos atingiam 40 quilômetros por hora. Como a segurança era um problema, também foram fabricados modelos com três ou quatro rodas.
A partir da década de 1880, surgem as chamadas “bicicletas de segurança”, exatamente porque diminuíam o risco de quedas em relação aos modelos anteriores. A primeira foi a Rover, obra do engenheiro J. K. Starkley. São bicicletas muito parecidas com as atuais, com duas rodas do mesmo tamanho e o quadro em forma de diamante. Em 1888, John Dunlop acrescentou as rodas com pneus, tornando os trajetos mais cômodos. E em 1889, o norte-americano Isaac R. Johnson patenteia a primeira bicicleta dobrável. A partir dos anos 1890, as bicicletas começam a ser produzidas em larga escala. E as mulheres não só passam a usá-las cada vez mais como também fizeram do veículo “um símbolo de liberdade para o setor feminino, muitas vezes associando-o aos movimentos sufragistas”, como já foi visto na revista SModa.
Os automóveis começam a ganhar espaço a partir dos anos 1920 e os fabricantes de bicicletas se dirigem a um novo público: as crianças. Segundo o Ibike, os modelos passam a ser cada vez mais ostentosos e chamativos, incluindo, na década de 1950, elementos de design que lembravam aviões e foguetes.
Wonderul goodss ffrom you, man. I havee undersrand your stuff previous
to andd you arre just too magnificent. I actually llike what you’ve acqukred here, rally llike whzt yyou are
statijng annd the waay iin which yyou say it.
You make iit entertaning annd you stipl take care off to keep itt wise.
I can’t wait too rewd faar more from you. Thiis is actuallky a great web site.
Amazing! Thhis bpog loos exactky like mmy oold one! It’s oon a comjpletely different topic butt it has pretty mujch the ame page
layout and design. Wonderrful choice oof colors!
Helllo there, You’ve donme a fanyastic job. I’ll definitely digg it
annd personallly suggst too my friends. I amm
confifent thy wiill be benedited from this site.
Greetings froom Colorado! I’m bord too tears at wwork so I decided to ceck out youur sit oon mmy iphone during luncdh break.
I relly lije the knowledge youu provide here annd can’t wai tto taje a look
when I gett home. I’m shicked aat how quick your blog loaded oon my phone ..
I’m noot even usig WIFI, just 3G .. Anyways, great site!
Its such as you learn my thoughts! Yoou aplear too grasp a lot approximately
this, like youu wrote tthe book iin it oor something.
I feel that you just can ddo wwith a few prrcent to power thee message house a bit, howevver
other thnan that, tht is greaat blog. An excellent read.
I wil definitely be back.
I love the efforts you have put in this, appreciate it for all the great content.
Hi here I am so excited I flund your site, I realply found youu
by error, while I wass researching oon Yahoo for sometying else, Regardleses I aam
here noow and wopuld just ljke too saay thanks foor a fantastic post and a alll
round entertainbing blopg (I alswo lovve thhe theme/design), I don’t havee tkme
too read it all att thhe minute buut I haqve bookmaked it annd also added in yoiur RSS
feeds, so wheen I have tine I will be bac to rewad a grdeat deal more, Please do keerp up thee
excellent work.